quinta-feira, 22 de março de 2018

O que é LCI o Investimento Isento de IR!

LCI significa Letras de Crédito Imobiliário. São títulos de crédito lastrados por créditos imobiliários, garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária da coisa imóvel. 
Explicando de uma forma mais simples a LCI é um empréstimo de dinheiro que você faz a uma instituição. Os recursos do empréstimo serão destinados para financiar o setor imobiliário. Logo, quando você empresta dinheiro para uma determinada instituição, ela faz um “contrato” com você firmando quanto irá pagar de juros em um determinado prazo. Isso significa que a LCI é um investimento de Renda Fixa!
A maior vantagem da LCI, ao meu ver, é a isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Dessa forma, a LCI pode ser uma alternativa interessante para o seus investimentos de Renda Fixa. Só lembrando que para o CDB, para os Títulos Públicos e para alguns outros tipos de investimento de renda fixa o imposto de renda varia da seguinte forma:
  • 22,5% para aplicações de até 180 dias;
  • 20% para aplicações entre 181 dias e 360 dias;
  • 17,5% para aplicações entre 361 dias e 720 dias;
  • 15% para aplicações superiores a 720 dias.
O risco é algo que sempre deve ser pensando antes de você realizar um investimento. Podemos dizer que o risco da LCI é relativamente baixo. Caso “o mundo acabe”, a instituição bancária será a primeira porta que você irá bater para reaver o seu dinheiro. Se a instituição não puder lhe pagar, você conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que irá lhe proteger para valores de até R$ 250.000,00. Logo, podemos afirmar que o risco é baixo e semelhante ao do CDB.

Outro fato que você deve cuidar para investir na LCI é que ela possui um prazo mínimo para resgate, ao menos na LCI da Caixa, que é de 60 dias. Logo, ela não seria a aplicação mais interessante para um prazo inferior a 60 dias, pois você terá problemas de liquidez (transformar a LCI em dinheiro).

Vale apena investir em LCI?

A resposta é depende. Então você vai me perguntar: Depende do que? Depende de qual percentual do CDI que você consegue na sua aplicação no CDB e qual % do CDI você consegue no investimento em LCI. Você também deve levar em consideração o prazo porque ele acaba influenciando na alíquota do imposto de renda a ser cobrado.

Exemplo:
Vou considerar que a taxa do CDI está em 10% ao ano. Se você tem a possibilidade de investir em um CDB que pague 100% do CDI, sua rentabilidade líquida seria de:
  • 7,75% para aplicações feitas até 180 dias.
  • 8,00% para aplicações feitas entre 181 dias e 360 dias.
  • 8,25% para aplicações feitas entre 361 dias e 720 dias.
  • 8,50% para aplicações feitas a mais de 720 dias.
Nesse caso, uma LCI que pague 84% do CDI bruto, seria mais interessante que investir no CDB para prazos inferiores a 721 dias. Mas por que isso?
84% do CDI equivale a 8,4% e 8,4% é maior que 8,25%, 8% e 7,75% que é o que renderia o CDB que você investiu. Agora se você pretende investir para um prazo maior que 720 dias o CDB, nesse caso, seria mais em conta.
                                                                Finalizando
  • A LCI é um investimento muito interessante por não haver incidência de imposto de renda para pessoas físicas.
  • Ela possui baixo risco e pode ser uma alternativa para diversificar os investimentos de renda fixa.
  • aplicação mínima tende a ser mais alta se comparada com outros investimentos mais tradicionais de renda fixa. Na Caixa a aplicação mínima é de R$ 50.000,00.
  • Uma das desvantagens é que ela não é o investimento mais aconselhável para você aplicar o seu dinheiro de emergência, pois possui restrições de liquidez. O prazo mínimo na Caixa é de 60 dias.
  • Lembre-se que você deve saber a taxa bruta que ela rende em relação ao CDI para ver qual investimento é mais atrativo.

              Gostou? compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e ajude no enriquecimento e conhecimento de outras pessoas!

Minhas redes sociais

Pagina no Facebook/ Aristech Soluções Financeiras
Canal no youtube/ Aristech Soluções Financeiras 
Instagram / ariel.a.machado







Nenhum comentário:

Postar um comentário